Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Vero voluptate

Obrigado por entrar em contato, nossa equipe entrará em contato. Fique atento aos meios de comunicações informados

Há quase 24 anos, I Congresso Mundial do MP reuniu juristas internacionais em São Paulo

Há quase 24 anos, I Congresso Mundial do MP reuniu juristas internacionais em São Paulo

Fábio Medina Osório

02/08/2024

1 minutos de leitura

O primeiro Congresso Mundial do Ministério Público ocorreu em São Paulo (SP), de 20 a 23 de setembro de 2000, ocasião em que o jurista e então promotor de justiça, Fábio Medina Osório, foi assessor e coordenador internacional do evento, e o promotor de justiça Edilson Bonfim o presidente. A Medina Osório, coube trazer ao Brasil o jurista espanhol Baltasar Garzón, na época em grande evidência na magistratura espanhola por ter emitido ordem de prisão contra o ex-ditador chileno Augusto Pinochet (1915-2006) por morte e tortura de cidadãos chilenos durante seu regime.

O Congresso reuniu membros do Ministério Público de vários países para discutir o papel da instituição no combate à criminalidade contemporânea e na defesa dos direitos humanos. Dele, resultou a “Carta de São Paulo”, que enfatizou a importância de uma atuação harmônica e respeitosa aos direitos humanos, conforme consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948.

Em 2001, em Porto Alegre (RS), Medina Osório trouxe novamente Baltasar Garzón ao Brasil para participar da Semana de Estudos sobre Ilícitos do Colarinho Branco, organizada pelo MP-RS. Naquela ocasião, Garzón compartilhou suas experiências e métodos avançados de investigação, enfatizando a importância da cooperação internacional para enfrentar crimes financeiros e transnacionais.

Confira entrevista de Fábio Medina Osório concedida por ocasião do I Congresso Mundial do MP à Folha de S. Paulo:

 

Fale
Conosco

Dispomos de vários canais de atendimento para que você possa entrar em contato com nossa equipe.

Fale Conosco