Nilson Rodrigues
Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, sócio do Medina Osório Advogados na unidade Porto Alegre (RS), é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS.
Foi promotor de Justiça do MP-RS, aposentando-se em junho de 2020. No Ministério Público, ingressou em 1993, atuando em Capão da Canoa, Osório e Porto Alegre.
Na Comarca da Capital, a partir de 2003, além de ter desempenhado a função de promotor-assessor do procurador-geral de Justiça, coordenando o Gabinete de Articulação e Gestão Integrada (Planejamento Estratégico), Rodrigues Filho atuou nas Promotorias de Justiça Especializadas de Controle Externo às Atividades Policiais; de Defesa do Patrimônio Público; de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro de Porto Alegre, e no GAECO – Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado – Região Metropolitana e Vale do Taquari.
Cursa, atualmente, mestrado (máster) em 'Formación Permanente en Cumplimiento Normativo en Materia Penal" na Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), na Espanha.
Nilson de Oliveira Rodrigues Filho é professor do Instituto Ibero-americano de Compliance, tendo exercido a docência também como professor de Direito Penal na Ulbra e IDC.
Na Linha do Tempo do perfil do sócio, são apresentados os marcos mais significativos da carreira jurídica do profissional, incluindo formações acadêmicas, experiências profissionais anteriores e destaques da sua trajetória profissional.
Cursa mestrado (máster) em 'Formación Permanente en Cumplimiento Normativo en Materia Penal" na Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), na Espanha.
Ingressa no escritório Medina Osório Advogados, como sócio da unidade Porto Alegre (RS). Conclui pós-graduação em Direito Penal, Anticorrupção e Compliance no Instituto New Law, de São Paulo (SP).
Aposenta-se do Ministério Público, após 27 anos de atividades no MP-RS.
Transfere-se para a Comarca da Capital onde, entre outras funções, coordenou o Gabinete de Articulação e Gestão Integrada (Planejamento Estratégico) da Procuradoria-Geral de Justiça do RS.
Inicia trajetória acadêmica como docente do Direito, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde permanece por sete anos.
Ingressa por concurso público no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, onde torna-se promotor de Justiça.